Ipe03%2bcard
Ipe03%2bbanner

Modelagem de Processos para Automação [iPE03] (Em breve)

R$ 1.350,00
até 3x de R$ 450,00

Modelagem de Processos para Automação [iPE03] (Em breve)

R$ 1.350,00
schedule
16 horas
school
Certificado
insert_drive_file
4 textos

Implementando a Visão Futura: um curso para vencer a barreira existente entre negócio e TI

Categoria: Presencial (em breve)

Implantar processos conforme a visão futura obtida na análise e transformação do processo muitas vezes exige mudanças que impactam os sistemas de informação, ultrapassando os limites gerenciados pelo negócio. Via de regra, o processo desenhado numa etapa de transformação não possui todas as informações necessárias para que os analistas de sistemas possam avaliar os impactos das mudanças nos sistemas, identificar novos requisitos de software e preparar o processo para a automação. Além disso, uma análise do processo sob a perspectiva de tecnologia tende a agregar novos benefícios aos já obtidos na fase de melhoria.

Participe deste curso e desenvolva os conhecimentos necessários para ir além da documentação dos processos, analisando, melhorando e justificando a implantação de processos mais eficientes e inovadores sustentando o projeto em uma avaliação do retorno do investimento.

Curso Presencial.

Próxima turma:
Em breve.
Brasília/DF; Porto Alegre/RS; São Paulo/SP; Rio de Janeiro/RJ

Avise-me sobre próximas turmas

O que você vai aprender
  • 1. Melhoria de Processos com o Uso da Tecnologia
  • --- Entendendo os principais benefícios da automação de processos.
  • --- Como agregar ganhos adicionais à Visão Futura do Processo com o uso da tecnologia.
  • --- Caso Aplicado: apresentação de casos de sucesso, desafios e resultados obtidos com a automação de processos.
  • --- Caso Aplicado: Apresentação de um processo automatizado e análise dos benefícios obtidos com a sua automação.
  • 2. Conhecendo as características e funcionalidades de um BPM Suite
  • --- Arquitetura típica de um BPMS: seus componentes, características e funcionalidades
  • --- Tecnologias de apoio à automação de processos e como elas se relacionam:
  • --- Monitoramento de Indicadores em Tempo Real (BAM).
  • --- Gestão de Regras de Negócio (BRM).
  • --- Gestão de Conteúdo (ECM).
  • --- Interação entre BPMS e sistemas tradicionais.
  • --- Laboratório Prático: Experimentando a execução e monitoramento de um processo de negócio automatizado em um BPMS.
  • 3. Automação de Processos com e sem BPMS
  • --- Ganhos diretos obtidos na automação de um processo com BPMS.
  • --- Outras soluções de tecnologia para apoiar a execução e controle de processos sem BPMS.
  • --- Diferenças nos requisitos de sistema quando a automação do processo não for implementada em um BPMS.
  • --- Como tecnologias de BAM, BRM e ECM podem ser utilizadas a favor do processo mesmo sem automatizar em um BPMS.
  • 4. Etapas de Projetos de Automação de Processos
  • --- As etapas de projetos de automação: da identificação da oportunidade de automação ao processo implantado.
  • --- Quem são os participantes de projetos de automação.
  • 5. Analisando Melhorias de Processos através da Automação
  • --- Como o modelo TO BE gerado no redesenho do processo de negócio muda com a revisão tecnológica.
  • --- Identificando oportunidades de melhoria no processo com o uso da tecnologia, como por exemplo:
  • --- Quando substituir uma atividade humana por uma atividade automatizada?
  • --- Como identificar atividades de baixo valor agregado?
  • --- Como gerar proatividade no processo, garantindo a sua evolução mesmo quando é esquecido pelos seus atores?
  • --- Que oportunidades a automação traz para agilizar o processo?
  • --- Como a automação permite gerenciar a hierarquia de processos que controlam atividades com diferentes níveis de granularidade?
  • --- Impactos das melhorias de processos nos sistemas de informação.
  • --- Como ocorre a integração entre o processo e os sistemas de informação?
  • --- Como medir o impacto das melhorias do processo nos sistemas de informação?
  • --- Como identificar se as melhorias definidas viram novos sistemas de informação ou são tratadas como mudanças nos sistemas existentes?
  • --- Laboratório Prático: Propondo melhorias em um processo com o uso da tecnologia.
  • 6. Analisando o Retorno de Investimento (ROI) na Automação de Processos - Quando devo ou não automatizar um processo
  • --- Critérios para identificar que processos valem ou não a pena serem automatizados.
  • --- Como identificar e mensurar os ganhos que podem ser obtidos com a automação de processos.
  • --- Metodologia de análise de retorno do investimento (ROI) para a automação de processos.
  • --- Caso Aplicado: Análise de ROI na automação de um processo
  • --- Laboratório Prático: Avaliando o payback e o ROI para a automação do processo analisado
  • 7. Fundamentos de Serviços e SOA
  • --- Principais características de um serviço e quais os motivadores para a sua utilização.
  • --- O que é uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e quais os benefícios na adoção conjunta com BPMS.
  • 8. Especificação Funcional de Processos: Preparando o Processo para Automação
  • --- Realizando o detalhamento funcional (TO DO) para definir como cada componente do processo será implementado.
  • --- Elaborando uma documentação funcional do processo para implementação do processo automatizado.
  • --- Metodologia iProcess: Template de especificação funcional de processo para utilizar em seus projetos.
  • --- Laboratório Prático: Elaborando a documentação funcional do processo.
  • 9. Testando e Homologando Processos Automatizados
  • --- Principais desafios da execução de testes em requisitos de processos.
  • --- Principais pontos de atenção na elaboração de um plano de testes.
  • --- Cuidados a ser tomados para realizar uma homologação eficiente do processo automatizado.
  • --- Metodologia iProcess: Template de roteiros de testes de processos para utilizar em seus projetos.
  • --- Laboratório Prático: Identificando e documentando os cenários de teste do processo.
  • 10. Aspectos importantes no planejamento da implantação
  • --- Planejando a implantação do processo automatizado:
  • --- Gestão da Mudança.
  • --- Estratégias para implantação do novo processo automatizado.
  • --- Equipe de apoio.
  • --- Suporte ao sistema do processo.
  • 11. Tendências em automação de processos
  • --- Tendências tecnológicas em automação de processos:
  • --- BPMS e iBPMS.
  • --- Social BPM.
  • --- Case Management.
  • --- Robotic Process Automation (RPA)
  • --- BPM e Internet das Coisas (IoT)
  • 12. Perguntas Frequentes sobre a Automação de Processos
  • --- Qual a diferença entre BPMN, Workflow e BPEL?
  • --- Qual a complexidade de implementar um processo?
  • --- O processo automatizado irá ou não substituir os meus sistemas atuais?
  • --- Como diferenciar o que é responsabilidade do processo e o que é responsabilidade dos sistemas legados?
  • --- Onde ficam os dados do meu processo de negócio?
  • 14. Diretrizes para escolha de uma Plataforma BPM
  • --- Conhecendo o que sua organização realmente precisa de software para apoio à iniciativa de BPM.
  • --- O Quadrante Mágico do Gartner.
  • --- Avaliando o custo-benefício de uma plataforma de BPM.
  • --- A plataforma para modelagem, automação e monitoramento de processos.
  • --- A complexidade de escolher uma plataforma para toda a organização.
Objetivo

Este curso é para você se seu objetivo é:
 Conhecer as tecnologias de apoio à gestão por processos (BPMS), seus componentes e as vantagens na sua integração com tecnologias correlatas como BAM (Monitoramento Ativo do Negócio), BRM (Gerenciador de Regras de Negócio), e ECM (Gerenciador de Conteúdo Corporativo).
 Entender as diferenças na implantação de soluções de tecnologia para apoiar o controle, gestão, execução e monitoramento de processos com ou sem a utilização de um BPMS.
 Compreender das principais etapas de projetos de automação de processos.
 Aprender como a tecnologia pode agregar melhorias à visão futura do processo e como demonstrar o retorno sobre o investimento de projetos de automação de processos.
 Entender o que mais deve ser detalhado na sua especificação de processo para que ele possa ser implementado pela equipe de desenvolvimento de software.
 Compreender os fundamentos de serviços e de SOA (Arquitetura Orientada a Serviços) e como esses conceitos se relacionam com BPM.
 Conhecer os aspectos importantes que devem ser considerados no planejamento da implantação do processo automatizado.
 Conhecer as últimas tendências em tecnologia para automação de processos.
 Entender as particularidades envolvidas na escolha de uma plataforma de BPM e como definir as diretrizes para a escolha da solução mais adequada para sua organização.

Público-alvo

 Analistas de Negócio/Processos de Negócio

 Gestores de TI e Analistas de Sistemas envolvidos em projetos de BPM

 Membros das equipes de Escritórios de Processos

 Gestores e profissionais que precisam compreender como obter o melhor resultado em projetos de automatização de processos

Pré-requisitos: Conhecimentos de modelagem de processos e fundamentos de BPMN. (Veja curso de Técnicas de Modelagem de Processos de Negócio.)

Metodologia

Este curso é realizado através de apresentação conceitual com exemplos práticos vivenciados pela equipe da iProcess em uma aula prática e imersiva.

Aulas presenciais:
2 dias de aula presencial com dois turnos (manhã e tarde)

Em nossas aulas, você aprenderá conceitos e técnicas de modelagem para automação e será apresentado a ferramentas BPMS, podendo tirar suas dúvidas na hora com o instrutor, além de participar dos debates com os participantes da turma.

Material:
Todo o material disponível online

Você terá acesso a todos os slides, modelos e templates, guias e artigos apresentados pelos instrutores.

Atividades:
Aplique os conhecimentos estudados

Além da teoria: aprenda e discuta as possibilidades de transformação digital de um processo, criando uma proposta de modelo TO DO. Aplique cálculos para avaliar o retorno do investimento (ROI) no projeto de automação.

Após o curso:
Continue aprendendo e evoluindo!

Ao concluir o curso, você será convidado a integrar o grupo de whatsapp VIP de alunos de BPM e BPMN da iProcess, através do qual poderá interagir com outros alunos, compartilhando dúvidas e ideias.

Equipamento:
 BYOD
Cada participante deve levar seu notebook com a seguinte configuração mínima recomendada:

  • Hardware (mínimo): Processador 1.6 Ghz, 1GB RAM, HD com espaço livre mínimo de 100Mb e rede sem fio
  • Software : Sistema operacional Windows XP ou superior (Se você utiliza Mac OS, vai precisar de máquina virtual Windows para rodar a ferramenta de modelagem de processos); Pacote Office (Word e Excel) ou outro compatível; Bizagi Process Modeler.

Caso não disponha de notebook para a realização do curso, verifique com nossa equipe custos adicionais para a locação do equipamento.

Certificado

Participando deste curso você recebe o Certificado de Participação e o Guia de Referência Rápida BPMN 2.0 da iProcess.

Eduardo Britto
Diretor de Consultoria da iProcess, atua há mais de 20 anos nas áreas de BPM, Workflow e ECM/GED. Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS.


Kelly Sganderla
Consultora de Processos de Negócio na iProcess com 18 anos de experiência na área, bacharel em Ciência da Computação pelo UniLaSalle com formação Mastering Design Thinking pelo MIT, aplica seus conhecimentos em projetos e consultorias, implantando processos de negócio e transformação digital nas áreas de varejo, crédito financeiro, logística, alimentação entre outros.


Fabiano Dias
Profissional com mais de 17 anos de experiência na área de TI e Negócios. Consultor BPM especialista no planejamento, análise, desenho, implementação, monitoramento e refinamento de processos BPM, SOA e ECM. Expertise em Metodologia Ágil, aplicando seus conhecimentos em projetos de consultoria e implementação de soluções inteligentes com foco na experiência do usuário e transformação digital.

Descrição do curso
Categoria: Presencial (em breve)

Implantar processos conforme a visão futura obtida na análise e transformação do processo muitas vezes exige mudanças que impactam os sistemas de informação, ultrapassando os limites gerenciados pelo negócio. Via de regra, o processo desenhado numa etapa de transformação não possui todas as informações necessárias para que os analistas de sistemas possam avaliar os impactos das mudanças nos sistemas, identificar novos requisitos de software e preparar o processo para a automação. Além disso, uma análise do processo sob a perspectiva de tecnologia tende a agregar novos benefícios aos já obtidos na fase de melhoria.

Participe deste curso e desenvolva os conhecimentos necessários para ir além da documentação dos processos, analisando, melhorando e justificando a implantação de processos mais eficientes e inovadores sustentando o projeto em uma avaliação do retorno do investimento.

Curso Presencial.

Próxima turma:
Em breve.
Brasília/DF; Porto Alegre/RS; São Paulo/SP; Rio de Janeiro/RJ

Avise-me sobre próximas turmas

O que você vai aprender
  • 1. Melhoria de Processos com o Uso da Tecnologia
  • --- Entendendo os principais benefícios da automação de processos.
  • --- Como agregar ganhos adicionais à Visão Futura do Processo com o uso da tecnologia.
  • --- Caso Aplicado: apresentação de casos de sucesso, desafios e resultados obtidos com a automação de processos.
  • --- Caso Aplicado: Apresentação de um processo automatizado e análise dos benefícios obtidos com a sua automação.
  • 2. Conhecendo as características e funcionalidades de um BPM Suite
  • --- Arquitetura típica de um BPMS: seus componentes, características e funcionalidades
  • --- Tecnologias de apoio à automação de processos e como elas se relacionam:
  • --- Monitoramento de Indicadores em Tempo Real (BAM).
  • --- Gestão de Regras de Negócio (BRM).
  • --- Gestão de Conteúdo (ECM).
  • --- Interação entre BPMS e sistemas tradicionais.
  • --- Laboratório Prático: Experimentando a execução e monitoramento de um processo de negócio automatizado em um BPMS.
  • 3. Automação de Processos com e sem BPMS
  • --- Ganhos diretos obtidos na automação de um processo com BPMS.
  • --- Outras soluções de tecnologia para apoiar a execução e controle de processos sem BPMS.
  • --- Diferenças nos requisitos de sistema quando a automação do processo não for implementada em um BPMS.
  • --- Como tecnologias de BAM, BRM e ECM podem ser utilizadas a favor do processo mesmo sem automatizar em um BPMS.
  • 4. Etapas de Projetos de Automação de Processos
  • --- As etapas de projetos de automação: da identificação da oportunidade de automação ao processo implantado.
  • --- Quem são os participantes de projetos de automação.
  • 5. Analisando Melhorias de Processos através da Automação
  • --- Como o modelo TO BE gerado no redesenho do processo de negócio muda com a revisão tecnológica.
  • --- Identificando oportunidades de melhoria no processo com o uso da tecnologia, como por exemplo:
  • --- Quando substituir uma atividade humana por uma atividade automatizada?
  • --- Como identificar atividades de baixo valor agregado?
  • --- Como gerar proatividade no processo, garantindo a sua evolução mesmo quando é esquecido pelos seus atores?
  • --- Que oportunidades a automação traz para agilizar o processo?
  • --- Como a automação permite gerenciar a hierarquia de processos que controlam atividades com diferentes níveis de granularidade?
  • --- Impactos das melhorias de processos nos sistemas de informação.
  • --- Como ocorre a integração entre o processo e os sistemas de informação?
  • --- Como medir o impacto das melhorias do processo nos sistemas de informação?
  • --- Como identificar se as melhorias definidas viram novos sistemas de informação ou são tratadas como mudanças nos sistemas existentes?
  • --- Laboratório Prático: Propondo melhorias em um processo com o uso da tecnologia.
  • 6. Analisando o Retorno de Investimento (ROI) na Automação de Processos - Quando devo ou não automatizar um processo
  • --- Critérios para identificar que processos valem ou não a pena serem automatizados.
  • --- Como identificar e mensurar os ganhos que podem ser obtidos com a automação de processos.
  • --- Metodologia de análise de retorno do investimento (ROI) para a automação de processos.
  • --- Caso Aplicado: Análise de ROI na automação de um processo
  • --- Laboratório Prático: Avaliando o payback e o ROI para a automação do processo analisado
  • 7. Fundamentos de Serviços e SOA
  • --- Principais características de um serviço e quais os motivadores para a sua utilização.
  • --- O que é uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e quais os benefícios na adoção conjunta com BPMS.
  • 8. Especificação Funcional de Processos: Preparando o Processo para Automação
  • --- Realizando o detalhamento funcional (TO DO) para definir como cada componente do processo será implementado.
  • --- Elaborando uma documentação funcional do processo para implementação do processo automatizado.
  • --- Metodologia iProcess: Template de especificação funcional de processo para utilizar em seus projetos.
  • --- Laboratório Prático: Elaborando a documentação funcional do processo.
  • 9. Testando e Homologando Processos Automatizados
  • --- Principais desafios da execução de testes em requisitos de processos.
  • --- Principais pontos de atenção na elaboração de um plano de testes.
  • --- Cuidados a ser tomados para realizar uma homologação eficiente do processo automatizado.
  • --- Metodologia iProcess: Template de roteiros de testes de processos para utilizar em seus projetos.
  • --- Laboratório Prático: Identificando e documentando os cenários de teste do processo.
  • 10. Aspectos importantes no planejamento da implantação
  • --- Planejando a implantação do processo automatizado:
  • --- Gestão da Mudança.
  • --- Estratégias para implantação do novo processo automatizado.
  • --- Equipe de apoio.
  • --- Suporte ao sistema do processo.
  • 11. Tendências em automação de processos
  • --- Tendências tecnológicas em automação de processos:
  • --- BPMS e iBPMS.
  • --- Social BPM.
  • --- Case Management.
  • --- Robotic Process Automation (RPA)
  • --- BPM e Internet das Coisas (IoT)
  • 12. Perguntas Frequentes sobre a Automação de Processos
  • --- Qual a diferença entre BPMN, Workflow e BPEL?
  • --- Qual a complexidade de implementar um processo?
  • --- O processo automatizado irá ou não substituir os meus sistemas atuais?
  • --- Como diferenciar o que é responsabilidade do processo e o que é responsabilidade dos sistemas legados?
  • --- Onde ficam os dados do meu processo de negócio?
  • 14. Diretrizes para escolha de uma Plataforma BPM
  • --- Conhecendo o que sua organização realmente precisa de software para apoio à iniciativa de BPM.
  • --- O Quadrante Mágico do Gartner.
  • --- Avaliando o custo-benefício de uma plataforma de BPM.
  • --- A plataforma para modelagem, automação e monitoramento de processos.
  • --- A complexidade de escolher uma plataforma para toda a organização.
Conteúdo
Informações gerais
Objetivo

Este curso é para você se seu objetivo é:
 Conhecer as tecnologias de apoio à gestão por processos (BPMS), seus componentes e as vantagens na sua integração com tecnologias correlatas como BAM (Monitoramento Ativo do Negócio), BRM (Gerenciador de Regras de Negócio), e ECM (Gerenciador de Conteúdo Corporativo).
 Entender as diferenças na implantação de soluções de tecnologia para apoiar o controle, gestão, execução e monitoramento de processos com ou sem a utilização de um BPMS.
 Compreender das principais etapas de projetos de automação de processos.
 Aprender como a tecnologia pode agregar melhorias à visão futura do processo e como demonstrar o retorno sobre o investimento de projetos de automação de processos.
 Entender o que mais deve ser detalhado na sua especificação de processo para que ele possa ser implementado pela equipe de desenvolvimento de software.
 Compreender os fundamentos de serviços e de SOA (Arquitetura Orientada a Serviços) e como esses conceitos se relacionam com BPM.
 Conhecer os aspectos importantes que devem ser considerados no planejamento da implantação do processo automatizado.
 Conhecer as últimas tendências em tecnologia para automação de processos.
 Entender as particularidades envolvidas na escolha de uma plataforma de BPM e como definir as diretrizes para a escolha da solução mais adequada para sua organização.

Público-alvo

 Analistas de Negócio/Processos de Negócio

 Gestores de TI e Analistas de Sistemas envolvidos em projetos de BPM

 Membros das equipes de Escritórios de Processos

 Gestores e profissionais que precisam compreender como obter o melhor resultado em projetos de automatização de processos

Pré-requisitos: Conhecimentos de modelagem de processos e fundamentos de BPMN. (Veja curso de Técnicas de Modelagem de Processos de Negócio.)

Metodologia

Este curso é realizado através de apresentação conceitual com exemplos práticos vivenciados pela equipe da iProcess em uma aula prática e imersiva.

Aulas presenciais:
2 dias de aula presencial com dois turnos (manhã e tarde)

Em nossas aulas, você aprenderá conceitos e técnicas de modelagem para automação e será apresentado a ferramentas BPMS, podendo tirar suas dúvidas na hora com o instrutor, além de participar dos debates com os participantes da turma.

Material:
Todo o material disponível online

Você terá acesso a todos os slides, modelos e templates, guias e artigos apresentados pelos instrutores.

Atividades:
Aplique os conhecimentos estudados

Além da teoria: aprenda e discuta as possibilidades de transformação digital de um processo, criando uma proposta de modelo TO DO. Aplique cálculos para avaliar o retorno do investimento (ROI) no projeto de automação.

Após o curso:
Continue aprendendo e evoluindo!

Ao concluir o curso, você será convidado a integrar o grupo de whatsapp VIP de alunos de BPM e BPMN da iProcess, através do qual poderá interagir com outros alunos, compartilhando dúvidas e ideias.

Equipamento:
 BYOD
Cada participante deve levar seu notebook com a seguinte configuração mínima recomendada:

  • Hardware (mínimo): Processador 1.6 Ghz, 1GB RAM, HD com espaço livre mínimo de 100Mb e rede sem fio
  • Software : Sistema operacional Windows XP ou superior (Se você utiliza Mac OS, vai precisar de máquina virtual Windows para rodar a ferramenta de modelagem de processos); Pacote Office (Word e Excel) ou outro compatível; Bizagi Process Modeler.

Caso não disponha de notebook para a realização do curso, verifique com nossa equipe custos adicionais para a locação do equipamento.

Certificado

Participando deste curso você recebe o Certificado de Participação e o Guia de Referência Rápida BPMN 2.0 da iProcess.

Professores

Eduardo Britto
Diretor de Consultoria da iProcess, atua há mais de 20 anos nas áreas de BPM, Workflow e ECM/GED. Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS.


Kelly Sganderla
Consultora de Processos de Negócio na iProcess com 18 anos de experiência na área, bacharel em Ciência da Computação pelo UniLaSalle com formação Mastering Design Thinking pelo MIT, aplica seus conhecimentos em projetos e consultorias, implantando processos de negócio e transformação digital nas áreas de varejo, crédito financeiro, logística, alimentação entre outros.


Fabiano Dias
Profissional com mais de 17 anos de experiência na área de TI e Negócios. Consultor BPM especialista no planejamento, análise, desenho, implementação, monitoramento e refinamento de processos BPM, SOA e ECM. Expertise em Metodologia Ágil, aplicando seus conhecimentos em projetos de consultoria e implementação de soluções inteligentes com foco na experiência do usuário e transformação digital.

Comece agora

R$ 1.350,00

Disponível nos Combos:

Ciclo BPM: Da estratégia à medição (Em breve)

Em um cenário corporativo dinâmico como o que se configura nos dias atuais, a organização que conhece e gerencia seus processos apresenta vantagem competitiva ao adaptar-se mais facilmente às mudanças,...Saiba Mais

3 Cursos

R$ 3.100,00
Fique por dentro de nossas Novidades!
Assine nossas redes sociais para estar informado
Ipe03%2bcard