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Transformação e Otimização de Processos [iPE02] (em breve)

R$ 1.350,00
até 3x de R$ 450,00

Transformação e Otimização de Processos [iPE02] (em breve)

R$ 1.350,00
schedule
16 horas
school
Certificado
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6 textos

Inovando processos através das melhores práticas em análise e melhoria, simulação e avaliação do retorno do investimento na Gestão por Processos de Negócio.

Categoria: Presencial (em breve)

A gestão por processos começa a tomar forma e mostrar os seus reais benefícios com a transformação de processos. Pautada no atingimento dos objetivos, metas e diretrizes estratégicas, a transformação - através de melhorias e redesenho do processo, viabiliza a criação de uma visão futura do processo, buscando potencializar a sua eficiência e eficácia e ir além, propondo inovação para o negócio.
Porém, trazer à tona os problemas e identificar as oportunidades de melhoria nem sempre é trivial. A análise da viabilidade da implantação de cada melhoria, sob o ponto de vista técnico, cultural ou de retorno do investimento vem como enorme desafio, além da necessidade de sensibilizar as pessoas sobre a importância destas mudanças.

Participe deste curso e desenvolva os conhecimentos necessários para ir além da documentação dos processos, analisando, melhorando e justificando a implantação de processos mais eficientes e inovadores sustentando o projeto em uma avaliação do retorno do investimento.

Curso Presencial.

Próxima turma:
Em breve.
Brasília/DF; Porto Alegre/RS; São Paulo/SP; Rio de Janeiro/RJ

Avise-me sobre próximas turmas

O que você vai aprender
  • 1. Visão Geral sobre Projetos de Inovação em Processos
  • --- Amplitude das mudanças: da melhoria à mudança de paradigma
  • --- Fatores chave para o sucesso de projetos de transformação
  • --- Principais desafios humanos e organizacionais
  • 2. Os Indicadores como Orientadores da Transformação
  • --- Por quê a medição e monitoramento é fundamental para a gestão por processos
  • --- Conceitos chave de medição e monitoramento do desempenho de processos
  • --- O que medir no monitoramento de processos
  • --- Como definir e documentar os indicadores de processos
  • --- Metodologia iProcess: Artefato para definição de Indicadores de Processos
  • 3. Preparando a Análise de Processo
  • --- Principais motivadores para a análise de processos - por quê conhecer o AS-IS é fundamental.
  • --- Papéis, responsabilidades e definição do time de análise de processos.
  • --- Levantando os gaps entre o desempenho atual e o desempenho esperado.
  • --- Escolhendo as técnicas e ferramentas certas para cada projeto de análise e transformação de processos.
  • 4. Desenvolvendo a Análise de Processos
  • --- Metodologia iProcess: Atividades e artefatos de Análise do Processo.
  • --- Documentando o resultado da análise: registrando os problemas encontrados e oportunidades de melhoria
  • --- Laboratório Prático: Iniciando a documentação de análise.
  • --- Técnicas para o levantamento de problemas do processo.
  • --- Pesquisa de informações sobre o processo: as informações estão por toda a parte!
  • --- Análise do Contexto do Processo: analisando variações, handoffs, recursos e envolvimento humano
  • --- Laboratório Prático: Analisando as variações do processo.
  • --- Mapeamento das características das atividades do processo.
  • --- Laboratório Prático: Documentando as características das atividades do processo.
  • --- Desenvolvendo a análise de valor agregado.
  • --- Laboratório Prático: Entendendo e documentando as características do processo.
  • 5. Visão Outside-in: O Foco do Cliente
  • --- A importância da experiência do cliente nos dias de hoje.
  • --- Foco no cliente x Foco do cliente.
  • --- Jornada do cliente: entendendo onde o processo começa para o cliente.
  • --- Como realizar a análise da experiência do cliente.
  • --- Laboratório Prático: Analisando a experiência do cliente no processo.
  • 6. Análise através de Simulação de Processos
  • --- Objetivos e metas da simulação de processos.
  • --- Preparação e execução da simulação de processos.
  • --- Entendendo a analisando o processo através da simulação.
  • --- Laboratório Prático: Simulando e comparando cenários de um processo de negócio.
  • 7. Técnicas Práticas para a Análise de Processos
  • --- Técnicas de análise quantitativa (análise de custo, capacidade, prazo, caminho crítico e outros) e como aplicá-las.
  • --- Laboratório Prático: Desenvolvendo a análise de custo, capacidade, prazos e gargalos de processo.
  • --- Técnicas de análise de alocação de recursos
  • --- Laboratório Prático: Desenvolvendo a análise de recursos
  • --- Técnicas de análise qualitativa (benchmarking, análise de risco, análise de causa raiz e outros) e como aplicá-las
  • --- Laboratório Prático: Desenvolvendo a análise de riscos e causa raiz no processo
  • --- Introdução ao Lean e Six Sigma aplicados à melhoria de processos de negócio.
  • --- Quando utilizar cada técnica e como interpretar o seu resultado.
  • --- Fatores críticos de sucesso da Análise de Processo.
  • --- Laboratório Prático: Aplicação Prática da Análise de Processos
  • 8. Identificando Melhorias e Conduzindo a Elaboração da Visão Futura do Processo
  • --- O que é o Desenho/Redesenho de Processos.
  • --- Formando a equipe de Redesenho do Processo.
  • --- Técnicas e diretrizes para a identificação de oportunidades de melhoria.
  • --- Princípios de redesenho de processos e sua aplicação.
  • --- Envolvendo a TI no processo de redesenho.
  • --- Conhecendo melhorias típicas aplicadas na elaboração da visão futura.
  • --- Descrevendo e preparando as oportunidades de melhoria para o processo de priorização.
  • --- Laboratório Prático: Laboratório de Melhorias para Inovação de Processos.
  • 9. Análise do Retorno de Investimentos da Visão Futura do Processo
  • --- Análise de ganhos entre o processo atual e a visão futura.
  • --- Medindo os ganhos previstos com a implantação das oportunidades de melhoria.
  • --- Análise do retorno de investimento sobre a implantação da visão futura.
  • --- Laboratório Prático: Projetando o ROI de melhorias propostas.
  • 10. Planejamento e Implantação da Visão Futura do Processo
  • --- Desenvolvendo o workshop de priorização das melhorias.
  • --- Análise e planejamento do plano de implantação das melhorias priorizadas.
  • --- Planejamento da implantação das melhorias aprovadas: dos quick-wins às melhorias de médio e longo prazo.
  • --- Critérios para a priorização de melhorias.
  • --- Criação de uma agenda de implantação de pacotes de melhorias.
  • --- Definição e implantação do plano de ações de melhorias.
  • --- Elaboração da Visão futura (TO BE).
  • --- Fatores críticos de sucesso para o redesenho de processos.
  • --- Laboratório Prático: Definição e Desenho da Visão Futura (TO BE).
Objetivo

Este curso é para você se seu objetivo é:
 Conhecer os principais motivadores e desafios para a realização de projetos de melhoria e inovação em processos.
 Entender porque o foco no cliente é um dos pilares da adoção de BPM.
 Ampliar seus conhecimentos sobre métodos e técnicas praticados pelos Analistas de Processos de Negócio.
 Estudar os principais focos de análise para a identificação de deficiências que possam levar a melhorias significativas no processo.
 Desenvolver os conhecimentos necessários para propor soluções para os problemas identificados na análise, produzindo uma proposta de visão futura do processo.
 Aprender a simular cenários alternativos como forma de verificar a viabilidade da visão futura e projetar como será o seu desempenho.
 Aprender a calcular o retorno do investimento necessário para implantar as melhorias identificadas.
 Conduzir projetos de implantação de transformação de processos.

Público-alvo

 Analistas de Negócio/Processos de Negócio

 Gestores de TI e Analistas de Sistemas envolvidos em projetos de BPM

 Membros das equipes de Escritórios de Processos

 Gestores e profissionais que precisam analisar e melhorar o desempenho seus processos de negócio.

Pré-requisitos: Conhecimentos de modelagem de processos e fundamentos de BPMN. (Veja curso de Técnicas de Modelagem de Processos de Negócio.)

Metodologia

Este curso é realizado através de apresentação conceitual com exemplos práticos vivenciados pela equipe da iProcess em uma aula prática e imersiva.

Aulas presenciais:
1 dia de aula presencial com dois turnos (manhã e tarde)

Em nossas aulas, você aprenderá conceitos, técnicas e ferramentas de modelagem, podendo tirar suas dúvidas na hora com o instrutor, além de participar dos debates com os participantes da turma.

Material:
Todo o material disponível online

Você terá acesso a todos os slides, modelos e templates, guias e artigos apresentados pelos instrutores.

Atividades:
Aplique os conhecimentos estudados

Além da teoria: aprenda e aplique as técnicas e ferramentas para análise de tempo, análise de custo, análise de gargalos, análise de risco, variações e realize a simulação do processo, elaborando um diagnóstico e uma proposta de transformação e modelando o processo TO BE.

Após o curso:
Continue aprendendo e evoluindo!

Ao concluir o curso, você será convidado a integrar o grupo de whatsapp VIP de alunos de BPM e BPMN da iProcess, através do qual poderá interagir com outros alunos, compartilhando dúvidas e ideias.

Equipamento:
 BYOD
Cada participante deve levar seu notebook com a seguinte configuração mínima recomendada:

  • Hardware (mínimo): Processador 1.6 Ghz, 1GB RAM, HD com espaço livre mínimo de 100Mb e rede sem fio
  • Software : Sistema operacional Windows XP ou superior (Se você utiliza Mac OS, vai precisar de máquina virtual Windows para rodar a ferramenta de modelagem de processos); Pacote Office (Word e Excel) ou outro compatível; Bizagi Process Modeler.

Caso não disponha de notebook para a realização do curso, verifique com nossa equipe custos adicionais para a locação do equipamento.

Certificado

Participando deste curso você recebe o Certificado de Participação e o Guia de Referência Rápida BPMN 2.0 da iProcess.

Eduardo Britto
Diretor de Consultoria da iProcess, atua há mais de 20 anos nas áreas de BPM, Workflow e ECM/GED. Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS.


Kelly Sganderla
Consultora de Processos de Negócio na iProcess com 18 anos de experiência na área, bacharel em Ciência da Computação pelo UniLaSalle com formação Mastering Design Thinking pelo MIT, aplica seus conhecimentos em projetos e consultorias, implantando processos de negócio e transformação digital nas áreas de varejo, crédito financeiro, logística, alimentação entre outros.


Fabiano Dias
Profissional com mais de 17 anos de experiência na área de TI e Negócios. Consultor BPM especialista no planejamento, análise, desenho, implementação, monitoramento e refinamento de processos BPM, SOA e ECM. Expertise em Metodologia Ágil, aplicando seus conhecimentos em projetos de consultoria e implementação de soluções inteligentes com foco na experiência do usuário e transformação digital.

Descrição do curso
Categoria: Presencial (em breve)

A gestão por processos começa a tomar forma e mostrar os seus reais benefícios com a transformação de processos. Pautada no atingimento dos objetivos, metas e diretrizes estratégicas, a transformação - através de melhorias e redesenho do processo, viabiliza a criação de uma visão futura do processo, buscando potencializar a sua eficiência e eficácia e ir além, propondo inovação para o negócio.
Porém, trazer à tona os problemas e identificar as oportunidades de melhoria nem sempre é trivial. A análise da viabilidade da implantação de cada melhoria, sob o ponto de vista técnico, cultural ou de retorno do investimento vem como enorme desafio, além da necessidade de sensibilizar as pessoas sobre a importância destas mudanças.

Participe deste curso e desenvolva os conhecimentos necessários para ir além da documentação dos processos, analisando, melhorando e justificando a implantação de processos mais eficientes e inovadores sustentando o projeto em uma avaliação do retorno do investimento.

Curso Presencial.

Próxima turma:
Em breve.
Brasília/DF; Porto Alegre/RS; São Paulo/SP; Rio de Janeiro/RJ

Avise-me sobre próximas turmas

O que você vai aprender
  • 1. Visão Geral sobre Projetos de Inovação em Processos
  • --- Amplitude das mudanças: da melhoria à mudança de paradigma
  • --- Fatores chave para o sucesso de projetos de transformação
  • --- Principais desafios humanos e organizacionais
  • 2. Os Indicadores como Orientadores da Transformação
  • --- Por quê a medição e monitoramento é fundamental para a gestão por processos
  • --- Conceitos chave de medição e monitoramento do desempenho de processos
  • --- O que medir no monitoramento de processos
  • --- Como definir e documentar os indicadores de processos
  • --- Metodologia iProcess: Artefato para definição de Indicadores de Processos
  • 3. Preparando a Análise de Processo
  • --- Principais motivadores para a análise de processos - por quê conhecer o AS-IS é fundamental.
  • --- Papéis, responsabilidades e definição do time de análise de processos.
  • --- Levantando os gaps entre o desempenho atual e o desempenho esperado.
  • --- Escolhendo as técnicas e ferramentas certas para cada projeto de análise e transformação de processos.
  • 4. Desenvolvendo a Análise de Processos
  • --- Metodologia iProcess: Atividades e artefatos de Análise do Processo.
  • --- Documentando o resultado da análise: registrando os problemas encontrados e oportunidades de melhoria
  • --- Laboratório Prático: Iniciando a documentação de análise.
  • --- Técnicas para o levantamento de problemas do processo.
  • --- Pesquisa de informações sobre o processo: as informações estão por toda a parte!
  • --- Análise do Contexto do Processo: analisando variações, handoffs, recursos e envolvimento humano
  • --- Laboratório Prático: Analisando as variações do processo.
  • --- Mapeamento das características das atividades do processo.
  • --- Laboratório Prático: Documentando as características das atividades do processo.
  • --- Desenvolvendo a análise de valor agregado.
  • --- Laboratório Prático: Entendendo e documentando as características do processo.
  • 5. Visão Outside-in: O Foco do Cliente
  • --- A importância da experiência do cliente nos dias de hoje.
  • --- Foco no cliente x Foco do cliente.
  • --- Jornada do cliente: entendendo onde o processo começa para o cliente.
  • --- Como realizar a análise da experiência do cliente.
  • --- Laboratório Prático: Analisando a experiência do cliente no processo.
  • 6. Análise através de Simulação de Processos
  • --- Objetivos e metas da simulação de processos.
  • --- Preparação e execução da simulação de processos.
  • --- Entendendo a analisando o processo através da simulação.
  • --- Laboratório Prático: Simulando e comparando cenários de um processo de negócio.
  • 7. Técnicas Práticas para a Análise de Processos
  • --- Técnicas de análise quantitativa (análise de custo, capacidade, prazo, caminho crítico e outros) e como aplicá-las.
  • --- Laboratório Prático: Desenvolvendo a análise de custo, capacidade, prazos e gargalos de processo.
  • --- Técnicas de análise de alocação de recursos
  • --- Laboratório Prático: Desenvolvendo a análise de recursos
  • --- Técnicas de análise qualitativa (benchmarking, análise de risco, análise de causa raiz e outros) e como aplicá-las
  • --- Laboratório Prático: Desenvolvendo a análise de riscos e causa raiz no processo
  • --- Introdução ao Lean e Six Sigma aplicados à melhoria de processos de negócio.
  • --- Quando utilizar cada técnica e como interpretar o seu resultado.
  • --- Fatores críticos de sucesso da Análise de Processo.
  • --- Laboratório Prático: Aplicação Prática da Análise de Processos
  • 8. Identificando Melhorias e Conduzindo a Elaboração da Visão Futura do Processo
  • --- O que é o Desenho/Redesenho de Processos.
  • --- Formando a equipe de Redesenho do Processo.
  • --- Técnicas e diretrizes para a identificação de oportunidades de melhoria.
  • --- Princípios de redesenho de processos e sua aplicação.
  • --- Envolvendo a TI no processo de redesenho.
  • --- Conhecendo melhorias típicas aplicadas na elaboração da visão futura.
  • --- Descrevendo e preparando as oportunidades de melhoria para o processo de priorização.
  • --- Laboratório Prático: Laboratório de Melhorias para Inovação de Processos.
  • 9. Análise do Retorno de Investimentos da Visão Futura do Processo
  • --- Análise de ganhos entre o processo atual e a visão futura.
  • --- Medindo os ganhos previstos com a implantação das oportunidades de melhoria.
  • --- Análise do retorno de investimento sobre a implantação da visão futura.
  • --- Laboratório Prático: Projetando o ROI de melhorias propostas.
  • 10. Planejamento e Implantação da Visão Futura do Processo
  • --- Desenvolvendo o workshop de priorização das melhorias.
  • --- Análise e planejamento do plano de implantação das melhorias priorizadas.
  • --- Planejamento da implantação das melhorias aprovadas: dos quick-wins às melhorias de médio e longo prazo.
  • --- Critérios para a priorização de melhorias.
  • --- Criação de uma agenda de implantação de pacotes de melhorias.
  • --- Definição e implantação do plano de ações de melhorias.
  • --- Elaboração da Visão futura (TO BE).
  • --- Fatores críticos de sucesso para o redesenho de processos.
  • --- Laboratório Prático: Definição e Desenho da Visão Futura (TO BE).
Conteúdo
Informações gerais
Objetivo

Este curso é para você se seu objetivo é:
 Conhecer os principais motivadores e desafios para a realização de projetos de melhoria e inovação em processos.
 Entender porque o foco no cliente é um dos pilares da adoção de BPM.
 Ampliar seus conhecimentos sobre métodos e técnicas praticados pelos Analistas de Processos de Negócio.
 Estudar os principais focos de análise para a identificação de deficiências que possam levar a melhorias significativas no processo.
 Desenvolver os conhecimentos necessários para propor soluções para os problemas identificados na análise, produzindo uma proposta de visão futura do processo.
 Aprender a simular cenários alternativos como forma de verificar a viabilidade da visão futura e projetar como será o seu desempenho.
 Aprender a calcular o retorno do investimento necessário para implantar as melhorias identificadas.
 Conduzir projetos de implantação de transformação de processos.

Público-alvo

 Analistas de Negócio/Processos de Negócio

 Gestores de TI e Analistas de Sistemas envolvidos em projetos de BPM

 Membros das equipes de Escritórios de Processos

 Gestores e profissionais que precisam analisar e melhorar o desempenho seus processos de negócio.

Pré-requisitos: Conhecimentos de modelagem de processos e fundamentos de BPMN. (Veja curso de Técnicas de Modelagem de Processos de Negócio.)

Metodologia

Este curso é realizado através de apresentação conceitual com exemplos práticos vivenciados pela equipe da iProcess em uma aula prática e imersiva.

Aulas presenciais:
1 dia de aula presencial com dois turnos (manhã e tarde)

Em nossas aulas, você aprenderá conceitos, técnicas e ferramentas de modelagem, podendo tirar suas dúvidas na hora com o instrutor, além de participar dos debates com os participantes da turma.

Material:
Todo o material disponível online

Você terá acesso a todos os slides, modelos e templates, guias e artigos apresentados pelos instrutores.

Atividades:
Aplique os conhecimentos estudados

Além da teoria: aprenda e aplique as técnicas e ferramentas para análise de tempo, análise de custo, análise de gargalos, análise de risco, variações e realize a simulação do processo, elaborando um diagnóstico e uma proposta de transformação e modelando o processo TO BE.

Após o curso:
Continue aprendendo e evoluindo!

Ao concluir o curso, você será convidado a integrar o grupo de whatsapp VIP de alunos de BPM e BPMN da iProcess, através do qual poderá interagir com outros alunos, compartilhando dúvidas e ideias.

Equipamento:
 BYOD
Cada participante deve levar seu notebook com a seguinte configuração mínima recomendada:

  • Hardware (mínimo): Processador 1.6 Ghz, 1GB RAM, HD com espaço livre mínimo de 100Mb e rede sem fio
  • Software : Sistema operacional Windows XP ou superior (Se você utiliza Mac OS, vai precisar de máquina virtual Windows para rodar a ferramenta de modelagem de processos); Pacote Office (Word e Excel) ou outro compatível; Bizagi Process Modeler.

Caso não disponha de notebook para a realização do curso, verifique com nossa equipe custos adicionais para a locação do equipamento.

Certificado

Participando deste curso você recebe o Certificado de Participação e o Guia de Referência Rápida BPMN 2.0 da iProcess.

Professores

Eduardo Britto
Diretor de Consultoria da iProcess, atua há mais de 20 anos nas áreas de BPM, Workflow e ECM/GED. Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS.


Kelly Sganderla
Consultora de Processos de Negócio na iProcess com 18 anos de experiência na área, bacharel em Ciência da Computação pelo UniLaSalle com formação Mastering Design Thinking pelo MIT, aplica seus conhecimentos em projetos e consultorias, implantando processos de negócio e transformação digital nas áreas de varejo, crédito financeiro, logística, alimentação entre outros.


Fabiano Dias
Profissional com mais de 17 anos de experiência na área de TI e Negócios. Consultor BPM especialista no planejamento, análise, desenho, implementação, monitoramento e refinamento de processos BPM, SOA e ECM. Expertise em Metodologia Ágil, aplicando seus conhecimentos em projetos de consultoria e implementação de soluções inteligentes com foco na experiência do usuário e transformação digital.

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